Assistência Social promove palestras e demonstrações de auriculoterapia

Palestra e aula pratica de auriculoacupuntura
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A última quinta-feira (10) foi bastante movimentada no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), com ações no sentido de mobilizar e valorizar as pessoas de baixa renda. Cerca de 45 idosos do grupo Bem Viver, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) tiveram palestra e demonstrações de auriculoterapia, uma técnica que trata sintomas do corpo através de vasos e canais situados na orelha.

O terapeuta André Freitas explicou que a auriculoterapia consiste em utilizar pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha, como área reflexa para o tratamento de inúmeras patologias do corpo humano. “Serve para tratar até 200 sintomas do corpo. Trata-se de uma técnica antiga que vem sendo utilizada até os dias de hoje e promove o alívio das dores, enxaqueca, insônia e também problemas e disfunções de caráter psicológico”, explicou.

Os idosos que receberam demonstrações da técnica mostraram-se entusiasmados com o tratamento, sobretudo com a possibilidade utilizar menos recursos medicamentosos. “Nessa fase da vida, em que precisamos usar remédio pra tudo, quando aparece uma técnica como essa, que realmente reduz os sintomas e de forma natural, é de se comemorar”, disse Silvanir Fernandes, empolgada com o fato de o serviço ser oferecido na rede municipal de Saúde.

No mesmo dia, foi realizada uma reunião com os beneficiários do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, que tiveram seus imóveis invadidos no conjunto habitacional Jardim Burundanga, em Canavieiras. As orientações foram dadas por Altair Carvalho, proprietário da Carvalho Construtora Ltda, responsável pela obra.

Altair Carvalho, prestou esclarecimentos aos beneficiários legítimos sobre os direitos de posse e propriedade, bem como os procedimentos a serem tomados. “Os proprietários precisam acionar a justiça o quanto antes, visto que a última  parcela liberada pelo Governo Federal referente ao levantamento de telhado já está defasada e não estamos podendo trabalhar”, disse.

A construção das unidades habitacionais faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem como agente financeiro o Grupo Financeiro Família Paulista Crédito Imobiliário S.A., com recursos do Governo Federal. Cerca de 80% das obras estão concluídas e, segundo o diretor da Carvalho Construtora, a casas estão em ponto de telhado e de acabamento.

Curso de Cabeleireiro – Noções de corte, escova, relaxamento, selagem e  colorometria  serão dadas a 30 cadastradas nos programas sociais no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que se inscreverem no Curso de Cabeleireiro, promovido pela Secretaria da Assistência Social de Canavieiras. As inscrições começam na próxima segunda-feira (13), e as aulas estão previstas para julho. 

Para formalizar as inscrições os interessados devem procurar a sede do Cras, munidos dos documentos. “É necessário apresentar a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência Cartão do Bolsa Família (NIS)”, explicou a secretária Vanessa Leite. O curso tem duração de três meses e carga horária de nove horas semanais, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.